Jornalismo
23-04-2011

Ramonet e a explosão do jornalismo

LUÍS PAULO RODRIGUES

O jornalista francês Ignacio Ramonet – antigo diretor do “Le Monde Diplomatique” e um dos estudiosos mais profundos, refinados e críticos do jornalismo convencional – acaba de lançar "l'Explosion du journalisme", isto é, “A Explosão do Jornalismo”, um livro disponível, por enquanto, apenas em francês. A grande novidade na obra de Ramonet é a esperança que o autor deposita na Internet, nomeadamente na blogosfera e nas redes sociais, e num novo jornalismo que se associe aos novos “media”.

O autor francês aponta como exemplo “o sucesso do semanário alemão 'Die Zeit'”, um jornal que “escolheu contestar as ideias e informações dominantes, com artigos de fundo – longos e às vezes árduos”. E “as vendas crescem”. “No momento em que toda a imprensa faz o mesmo – artigos cada vez mais curtos, com um vocabulário de 200 palavras, o ‘Die Zeit’ escolheu uma linha editorial clara e distinta”, sublinha Ramonet.

Por isso, o perito francês acredita que a imprensa escrita não vai desaparecer. Pelo contrário. “A história mostra que os meios de comunicação se reentrelaçam e reorganizam, ao invés de desaparecer. No entanto, poucos jornais vão sobreviver. Sobreviverão aqueles que tiverem uma linha clara, proponham análises amparadas em pesquisa, sérias, originais, bem escritas.” No fundo, vão sobreviver os melhores e os mais originais.

“A Explosão do Jornalismo” revela uma mudança no pensamento de Ramonet, agora optimista quanto ao futuro do jornalismo. No seu novo livro, Ramonet procura, por exemplo, caminhos para associar a blogosfera a publicações que funcionem como nós na rede – pontos de convergência, debate e colaboração permanente entre blogueiros e outros comunicadores. Também especula sobre as maneiras de oferecer, aos novos meios e seus "neojornalistas", condições de sustentabilidade material em bases pós-mercantis.

Estas e outras questões foram esmiuçadas numa entrevista concedida ao jornal francês L’Humanité, a propósito do seu novo livro (ler aqui: http://goo.gl/qQ57xC). Uma entrevista traduzida em português no Observatório da Imprensa – um espaço brasileiro sobre jornalismo focado na crítica dos “media”, criado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ler a entrevista de Ignacio Ramonet em português aqui: http://goo.gl/OGRYGQ.
VOLTAR