Luís Paulo Rodrigues e a comunicação desportiva em Guimarães
Luís Paulo Rodrigues
18-05-2018

O desporto e as ferramentas de comunicação

LUÍS PAULO RODRIGUES

Neste sábado, 19 de maio, estarei no Multiusos de Guimarães num curso de formação executiva para dirigentes, para falar sobre “Ferramentas de Comunicação no Desporto”, onde não deixarei de abordar as profundas e constantes mudanças que ocorrem no processo comunicativo na era digital em que vivemos, em que a comunicação é instantânea, multifacetada e permanente.

Será um prazer partilhar conhecimentos e experiências com Hugo Freitas, vice-presidente do Vitória de Guimarães, e Abel Sousa, diretor do jornal "Desportivo de Guimarães".

A comunicação como ferramenta de informação das instituições desportivas e de criação de uma identidade que mobilize todos os públicos de uma instituição desportiva.

A comunicação como prolongamento no espaço digital de uma rede social humana formada pelos associados e adeptos de um clube desportivo.

A responsabilidade social dos comunicadores desportivos, como produtores e editores de informação e de mensagens com determinada finalidade em função do contexto desportivo de cada momento, e o papel dos jornalistas e dos meios de comunicação tradicionais neste novo quadro gerado pela Internet em que todos comunicam com todos.

São temas com pano para mangas, mais a mais nesta semana de terror para o futebol português, na sequência do ato de violência e vandalismo de que foi alvo a Academia do Sporting Clube de Portugal, em que um grupo de "hooligans", identificados como adeptos do clube, invadiu as instalações e agrediu jogadores e treinadores da equipa de futebol leonina.

Além disso, está a culminar a temporada desportiva 2017-2018 em que emergiu em Portugal a figura do “diretor de comunicação” como um agente do futebol de extrema importância na imagem que os clubes projetam para o espaço mediático.

Tudo temas de que falarei, como orador convidado, no encerramento do Curso de Formação Executiva para Dirigentes Desportivos Locais, organizado pela cooperativa Tempo Livre, da Câmara Municipal de Guimarães, cujo convite agradeço.

Mais informação: goo.gl/cJ5mRX.
VOLTAR