Marcin Zaborowski
Pensamentos & Ideias
17-03-2019

Marcin Zaborowski. “Europa devia investir recursos nos ‘media’ tradicionais”

Marcin Zaborowski, académico e investigador do “think tank” Visegrad/Insight, onde pensa a política externa da Polónia e a sua relação com a Europa, afirma que a crise nos "media" tradicionais é que alimenta os populismos. Em entrevista ao "Público", preconiza uma intervenção da União Europeia, investindo recursos nos órgãos de informação tradicionais de modo a garantir a pluralidade no acesso a "uma informação credível e variada".

“Nas democracias consolidadas, os media tradicionais também atravessam uma crise profunda, que resulta da presença crescente das redes sociais e de uma nova forma de comunicação. E isso é ainda mais evidente [nos países do Leste Europeu], onde os órgãos de informação tradicionais e a liberdade de imprensa nunca chegaram a ser tão fortes. Além disso, nesses países, boa parte dos media tradicionais ou são controlados pelos governos, ou estão muito dependentes dos contratos com os governos.”

“O populismo também alimentou o “Brexit” e a eleição de Trump. Não é apenas um problema europeu, mas uma crise mais ampla das democracias liberais do Ocidente que, em larga medida, perderam o contacto com os eleitores. Mas também o que alimenta hoje o populismo é a crise dos media tradicionais. Creio que a União Europeia devia investir recursos significativos nos órgãos de informação tradicionais para garantir que as pessoas continuem a ter acesso a uma informação credível e variada.”

Marcin Zaborowski, académico e investigador do “think tank” Visegrad/Insight, onde pensa a política externa da Polónia e a sua relação com a Europa, antigo diretor do Instituto de Assuntos Internacionais de Varsóvia e colaborador do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia, entrevistado pelo “Público”, 16 de março de 2019. Leia a entrevista integral no link: goo.gl/LgR1qp.
VOLTAR