A importância de um blog na comunicação digital (LPR Comunicação)
Marketing de Conteúdo
29-12-2018

Os blogs tornaram-se clássicos da comunicação digital

LUÍS PAULO RODRIGUES

Se as empresas precisam de envolver, seduzir e captar a atenção dos seus clientes através de conteúdos de qualidade, isto é, através de informação credível sobre os seus produtos e serviços (ou de informação valiosa relacionada com esses produtos e serviços e respetivo mercado), de modo a ajudar a resolver os problemas dos clientes, então os blogs continuam a ser ferramentas essenciais numa estratégia de comunicação completa e eficaz.

Em finais da primeira década deste século, foi manifestamente exagerada a notícia da morte dos blogs, que circulou num contexto de multiplicação das redes sociais e de experimentação de novas plataformas de comunicação que foram surgindo como cogumelos.

Na era das histórias imediatas e descartáveis, em que uma imagem fixa ou em movimento fica disponível por umas horas e depois desaparece da nuvem, os velhinhos blogs continuam a ser excelentes ferramentas de comunicação.

Na verdade, os blogs, pela sua capacidade de armazenamento e organização de conteúdos, pelo acesso fácil a esses conteúdos e pela capacidade de difusão através das redes sociais e nos motores de busca da Internet resistiram ao tempo e tornaram-se verdadeiros clássicos da comunicação digital.

Para uma empresa, assim como para qualquer pessoa, administrar um blog é como ter um microfone na mão, que amplifica uma voz de modo a que seja ouvida. E ter uma voz que é ouvida na sociedade da comunicação em que vivemos é ter um poder influência e de transformação social.

O BLOG NUMA ESTRATÉGIA DE E-COMMERCE

Mesmo numa estratégia de e-commerce, a utilidade de um blog é de grande monta, em especial como meio de informação sobre os produtos e serviços disponíveis para venda. Porém, muitas marcas, com estruturas digitais desenhadas somente para vender, parecem desprezar a importância sedutora de uma boa informação num contexto da criação de um vínculo forte e duradouro com os seus clientes digitais.

Num plano de comunicação empresarial, um blog, preferencialmente incorporado no site da empresa – embora também possa funcionar como uma espécie de site corporativo minimalista –, continua a ser um dos principais pontos de conexão com os clientes, atuais e futuros.

Um blog bem escrito, bem estruturado, com um design atrativo, com boas fotografias e bons vídeos, abordando temas relativos à área do negócio, mas não focado somente nos produtos e serviços que a empresa tem para vender, é uma das mais importantes ferramentas de comunicação para fornecer material relevante e de qualidade aos consumidores, captando o seu interesse para o início de uma relação de confiança entre eles e a marca. Além disso, um blog é um meio de a marca criar reputação positiva e liderança de opinião no mercado em que atua.

A MARCA COMO AUTORIDADE

O que se pretende é que a relação entre a marca e o cliente seja interativa e duradoura. Mas isso não acontece se os conteúdos da marca forem ligeiros e mal escritos, se não derem as respostas que os clientes procuram e se forem unicamente centrados nos produtos e nas vendas.

O blog é também a plataforma que transforma a empresa numa autoridade sobre os temas abordados nos seus conteúdos – muitos dos quais, obviamente, estarão relacionados com os produtos e/ou serviços que a empresa tem disponíveis no mercado.

Ora, essa liderança de conhecimento e de opinião reconhecida pelo público gera ganhos de imagem e reputação para as marcas que, posteriormente, serão decisivos para atrair clientes e criar condições para desencadear processos de decisão de compra.

A partilha de informação valiosa sobre determinado assunto, para além de constituir um serviço de interesse público, ajuda muitos consumidores que procuram respostas para problemas que pareciam não ter solução. Através de um blog, uma empresa reforça o seu posicionamento no mercado, com as suas dicas, ideias e outras informações, contribuindo para inspirar a sua comunidade de clientes.

CONFIANÇA, CONHECIMENTO E TRANSPARÊNCIA

Num plano de comunicação multicanal em espaço digital, o blog assume a função de explicar tudo sobre os produtos ou serviços de uma empresa, tal como um jornal impresso explica os acontecimentos públicos.

Os consumidores tendem a fazer as suas compras nas empresas, marcas e organizações que disponibilizam mais e melhor informação e que têm um posicionamento de maior transparência na sua relação com eles.

Os consumidores procuram uma marca de um produto alimentar ou de vestuário da mesma forma que um paciente procura ser atendido por um médico que conheça bem ou cuja competência na sua especialidade seja reconhecida pela sociedade, nomeadamente através de estudos ou obras publicadas.

Por outro lado, aqueles que já tiveram uma relação comercial com a marca têm no blog um bom motivo para manter a conexão com ela, podendo voltar a comprar em caso de futura necessidade. Um blog é, portanto, mais um ponto de ligação ao mercado e de contacto com os clientes, contribuindo para a fidelização e permitindo diversas interações.

Em suma, um blog, atualizado com regularidade, transmite confiança e conhecimento e gera uma relação de proximidade com o público consumidor e potencialmente consumidor. É por isso que um blog é vital na estratégia de marketing de conteúdo de todas as empresas. O tempo só o transformou num clássico da comunicação digital.

VOLTAR