Jornadas de Comunicação _ Unversidade da Beira Interior
Comunicação Empresarial
12-04-2019

13 ideias que caracterizam uma boa comunicação empresarial

LUÍS PAULO RODRIGUES

Esta semana participei na quarta edição das Jornadas de Comunicação da Universidade da Beira Interior, na cidade da Covilhã, evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação.

Para mim é sempre um prazer e uma honra ser solicitado para partilhar conhecimentos e experiências sobre a comunicação, o mundo em que vivo e de que vivo há mais de 30 anos. E o prazer e a honra são ainda maiores quando a solicitação vem daqueles que são o futuro.

Perante uma plateia atenta, estiveram comigo os comunicadores João Santos, diretor de operações da multinacional YoungNetWork, e Sérgio Mota, diretor de comunicação do Grupo Desportivo de Chaves, clube de futebol da I Liga Portuguesa. A moderação esteve a cargo de Sónia de Sá, docente do Departamento de Comunicação e Artes.

Falamos num painel sobre comunicação estratégica. Francisco Nascimento, presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação, pediu-me uma intervenção sobre comunicação empresarial. Foi por isso que escolhi falar sobre 13 ideias por mim selecionadas que, em minha opinião, caracterizam uma boa comunicação empresarial na atualidade.

Partilho com os leitores um resumo da minha intervenção:



1. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É NECESSÁRIA
A Internet puxou a comunicação para o centro das decisões empresariais. E comunicar passou a ser o instrumento que dá existência pública a marcas, produtos, serviços ou figuras públicas.

2. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É CONHECEDORA DOS PÚBLICOS
É fundamental conhecer bem os públicos que queremos atingir. A sua cultura, o lugar onde vivem, a sua escolaridade, a sua profissão, o seu rendimento médio, os seus padrões de consumo.

3. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É BASEADA NO CONTEÚDO
O conteúdo é rei e as empresas transformaram-se em editoras de conteúdos baseados em práticas jornalísticas. O Facebook é lucrativo porque tem dois mil milhões de pessoas a produzir conteúdo.

4. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É MULTICANAL
Os meios complementam-se. E todos contam para chegar aos públicos. Redes sociais, jornais, rádios, televisões, outdoors, site, blog, livro, etc. Os públicos estão cada vez mais fragmentados. Muitas vezes não sabemos onde eles estão. Isso é um problema para comunicadores e marketeers.

5. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É PROFISSIONAL
A comunicação deve ser feita por profissionais preparados e não por amadores ou curiosos.

6. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É BIDIRECIONAL
O cliente contacta diretamente com a empresa e quer retorno imediato. A empresa não fala para o público. A empresa fala com o público. Falar “para” é diferente de falar “com”. O cliente não pede licença para entrar na caixa de mensagens da rede social ou do site. Não responder a um cliente pode significar a perda de um cliente ou de um negócio.

7. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É HORIZONTAL
Na Internet e nas redes sociais todos falam com todos ao mesmo nível. O cliente é mais informado e mais exigente. E reclama com muito mais facilidade. A empresa tem de estar preparada para responder com diplomacia. Estamos todos em rede.

8. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É ENVOLVENTE E INFLUENTE
As empresas e as marcas não devem ser imperativas, devem ser sugestivas. Não devem estar sempre a falar naquilo que têm para vender. Devem ser envolventes ajudando o cliente a tirar dúvidas para que possa escolher melhor. É por isso que recorrem a influenciadores digitais, que devem ser pessoas que comunguem os valores da marca, pessoas que sejam como os clientes e não estrelas de topo mundial ou nacional. Toda a gente sabe que essas estrelas são pagas para exibir marcas, logo, não são genuínas.

9. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É CÉLERE E VIGILANTE
A celeridade na resposta a uma situação de crise é um dos segredos de uma boa comunicação. No espaço digital, os problemas podem surgir a qualquer momento.

10. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É VERDADEIRA
Os clientes querem empresas humanas e verdadeiras. Os clientes não toleram a mentira ou a opacidade. E querem ser tratados como gente, pessoas de corpo inteiro. A verdade gera cumplicidade, compromisso, interação, vínculo duradouro.

11. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É CREDÍVEL
A credibilidade da mensagem é decisiva para a credibilidade do mensageiro. A credibilidade é a qualidade que faz com que uma marca mereça ser acreditada pelo público. Um “post” com erros grosseiros de português afasta os clientes.

12. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É CLARA E VALOROSA
A mensagem tem de ser clara para todos os públicos. E o conteúdo deve ter valor para ajudar o cliente a entreter-se, a informar-se e a resolver as suas necessidades de consumo.

13. UMA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL É COERENTE
Numa comunicação multicanal não vamos repetir os conteúdos da mesma maneira em todos os canais. Num blog podemos escrever um texto a explicar como é que a empresa nasceu. No Instagram, mostramos uma fotografia da época com uma pequena legenda.

(Resumo da minha comunicação proferida nas Jornadas de Comunicação 2019, na Universidade da Beira Interior, que se realizaram nos dias 9 e 10 de abril)



VOLTAR