A comunicação na gestão empresarial
Comunicação
16-07-2019

A comunicação na gestão empresarial

LUÍS PAULO RODRIGUES

A comunicação é hoje uma ferramenta de gestão cada vez mais importante para qualquer negócio, atuando como um elemento decisivo no processo de vendas, ao dar a conhecer ao mercado marcas, produtos e serviços, e as suas vantagens competitivas e diferenciadoras.

Para qualquer negócio, é fundamental destacar-se no espaço público através da comunicação, levando bons conteúdos aos clientes e possíveis clientes, num sistema multicanal (site, redes sociais, Email marketing, etc.), seduzindo os públicos, envolvendo-os e explicando minuciosamente as vantagens dos seus serviços e produtos.

Para uma comunicação eficaz, é decisivo comunicar com qualidade e regularidade para manter a marca, os seus produtos e os serviços na mente dos clientes – que hoje estão ligados em rede, através dessa máquina prodigiosa que é o telemóvel, onde chegam notícias e propostas para aquisição de produtos, equipamentos e serviços.

A necessidade de empresas e marcas comunicarem diretamente com os públicos, produzindo os seus próprios conteúdos, foi uma das grandes mudanças introduzidas pela Internet e pelas redes sociais, que “puxaram” a comunicação e o marketing para o centro da gestão das empresas e das decisões empresariais. Porque comunicar passou a ser o instrumento que dá existência pública a marcas, produtos e serviços.

Hoje, as empresas e as marcas não podem ficar à espera dos clientes, atrás do balcão, atrás da porta do consultório ou do outro lado da linha telefónica. Hoje, as empresas e as marcas têm de tomar a iniciativa de entrar em contacto com os clientes e possíveis clientes. Esse contacto é feito através de uma comunicação envolvente e sedutora nas redes sociais e não através de uma comunicação impositiva.

Dos custos fixos de uma empresa, o dinheiro aplicado na comunicação é um investimento que se paga a si próprio e ainda traz retorno. Por isso, o gestor empresarial não deve encarar a despesa em comunicação como um custo, mas sim como um investimento que é recuperado. Mas é fundamental confiar os serviços de comunicação a bons profissionais.

A Internet mudou a forma como fazemos negócios. Hoje, as pequenas empresas têm a oportunidade de crescer com a ajuda das ferramentas e estratégias de marketing certas.

Uma pequena empresa que esteja a começar ou que considere a comunicação e o marketing digital uma despesa enorme ou uma complicação técnica, tem de saber que a comunicação e o marketing digital são ferramentas indispensáveis para divulgar produtos e serviços e, assim, gerar condições para mais vendas.

De facto, uma empresa pode optar por ficar longe do mundo digital, ou ter uma presença digital desleixada, sem uma atualização regular dos conteúdos, mas isso significa reduzir o seu papel a um alcance limitado e a um potencial ainda mais limitado para o crescimento do negócio.

Pensemos no seguinte: quando alguém quer saber mais sobre uma pessoa ou uma empresa o que é que faz? O mais certo é ir ao Google pesquisar. Pois, com uma marca ou empresa é precisamente isso que fazem os seus possíveis clientes. Porém, se no espaço digital não encontrarem boa informação e uma presença ativa, o mais provável é ficarem dececionados com a marca ou empresa.
VOLTAR