A importância do atendimento telefónico
Marketing
15-11-2015

A importância do atendimento telefónico

LUÍS PAULO RODRIGUES

O marketing é tão importante que até a escolha da pessoa que vai atender as chamadas telefónicas, que é uma das vozes da empresa para o mercado, tem de ser bem ponderada. Porque atender o telefone também é uma ação de marketing. Por mais antigo que seja, entre a panóplia de meios de comunicação que hoje temos à nossa disposição, o telefone ainda é uma grande ferramenta de trabalho, ao serviço do marketing e das relações públicas de uma empresa ou organização.
Porém, muitas vezes, o velho telefone é deixado de lado, sendo relacionado estritamente às ações de telemarketing, onde as vozes que representam as empresas e as instituições também pecam por serem desumanizadas, pois falam como se fossem máquinas e revelam dificuldade em interagir ou sair do guião que normaliza a conversa.
Não utilizar devidamente o telefone, entregando a função de telefonista a pessoas sem formação e enquadramento adequados, ou a pessoas sem a cultura da empresa ou da marca, é um erro de comunicação com o exterior. Na verdade, o telefone continua a ser um excelente instrumento de marketing e relações públicas que muitas empresas e organizações parecem ignorar.
VOLTAR