A minha história

A minha vida profissional desenvolveu-se sempre na comunicação. E posso dizer que sou um privilegiado, porque, não obstante as mudanças enormes que atravessaram a comunicação e o jornalismo nos últimos 30 anos, sempre fiz aquilo que gosto. E assim continuo. Primeiro como jornalista, entre 1985 e 2000, depois como diretor de comunicação municipal e editor de publicações no Município de Vila Nova de Famalicão, entre 2001 e 2012, e, nos últimos anos, como consultor de comunicação, apoiando empresas e instituições nas relações com a imprensa, na produção de conteúdos e na gestão de redes sociais.

Sou fundador e gestor da LPR COMUNICAÇÃO, marca inspirada no meu nome profissional, através da qual desenvolvo soluções de comunicação para empresas, pessoas e instituições, em Portugal e no Brasil.

Tenho formação académica superior em Ciências da Comunicação e da Cultura, com especialização em Comunicação Aplicada (Marketing, Publicidade e Relações Públicas), pela Universidade Lusófona do Porto, e fiz a minha formação prática na imprensa regional, na minha terra, Vila Nova de Famalicão, no Norte de Portugal. Comecei a trabalhar em comunicação aos 19 anos, como animador e apresentador de programas na “Rádio Famalicão” (1985-1987), jornalista estagiário no “Jornal de Famalicão" (1985-1986) e no trissemanário desportivo “Gazeta dos Desportos”. Sou cofundador dos jornais “Cidade Hoje” (1986-1990) e “Opinião Pública” (1991-1993). Neste último fui também o seu primeiro diretor.

Comecei a ler jornais ainda antes de aprender a ler na escola primária. Por isso, sempre gostei de jornais, do jornalismo escrito, da imprensa, onde me especializei, escrevendo sobre áreas diversas: política, futebol, cultura, gestão pública municipal, ambiente, economia, assuntos de sociedade e do quotidiano. Na imprensa nacional, fiz parte das redações de “O Comércio do Porto” (1989-1991), “Gazeta dos Desportos” (1991-1993) e “Público” (1993-2000).

Depois do jornalismo, migrei para a comunicação política, cuidando da comunicação de Armindo Costa, candidato independente, pela coligação PSD-CDS/PP, à Presidência do Município de Vila Nova de Famalicão, na campanha vencedora de 2001. Depois, fui diretor de comunicação municipal, até 2012, altura em que pedi a demissão para abraçar um novo projeto de comunicação na cidade brasileira de Fortaleza, onde fundei a LPR COMUNICAÇÃO.

Sou autor de quatro livros, o último dos quais sobre o mundo fascinante da comunicação na era digital, intitulado "Comunicação  Riscos e Oportunidades", editado pela Media XXI (2016). Os outros títulos são: “Palavra de Armindo Costa – Discursos Seleccionados do Presidente do Município de Vila Nova de Famalicão 2002-2013” (editado em Vila Nova de Famalicão, 2013); “ACO Shoes – Uma História de Estratégia, Inovação e Sucesso (editado em Vila Nova de Famalicão, 2015); e “Joaquim Fernandes – Memórias do Senhor Arcipreste” (em coautoria com Artur Sá da Costa, edita o em Vila Nova de Famalicão, 2013).

Criado em 2011, o blog COMUNICAÇÃO INTEGRADA, agora emancipado neste domínio próprio, é a minha casa digital, onde partilho as minhas ideias e reflexões sobre o apaixonante mundo da comunicação, que domina a nossa vida quotidiana. É, também, a minha janela de contacto com os meus clientes.

A todos os leitores, o meu abraço amigo.

LUÍS PAULO RODRIGUES